quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Documentário do Projeto "Leitura Ilumina a Vida" - Santa Inês

O Projeto "Leitura Ilumina a Vida" do Colégio ACM de Santa Inês foi escolhido pelo MEC como projeto piloto  e servirá de exemplo para as escolas de todo o Brasil.

A comunidade do Colégio Antônio Carlos Magalhães, no município baiano de Santa Inês (290 km de Salvador), está comemorando a seleção do projeto Leitura Ilumina a Vida para fazer parte do documentário Leitura, Cultura e Arte, do Ministério da Educação (MEC).
 
O trabalho realizado na unidade escolar servirá de exemplo  para as escolas de todo o Brasil. A produtora Aldeia (parceira do MEC), que está realizando uma série de gravações de experiências exitosas de incentivo à leitura e produção de texto em diversas regiões do país, já esteve na unidade escolar para registrar as imagens.
 
A nossa comunidade escolar está muito feliz por ter sido contemplada pelo MEC. Essa escolha, como projeto piloto, é uma reafirmação de que estamos no caminho certo e prova que a escola pública é capaz de promover educação de qualidade. O fato de uma escola estadual de uma pequena cidade do interior com 11 mil habitantes ter sido selecionada é motivo de muito orgulho e só contribuiu para a nossa autoestima”, declara o diretor do Colégio ACM, de Santa Inês, Hérmeson Novais Eloi.
 
O projeto Leitura Ilumina a Vida, realizado desde 2010, ao longo do ano letivo, está em sua terceira edição, envolvendo estudantes, professores, funcionários e pais de alunos. “É uma atividade interdisciplinar, coordenada por professores de linguagem, com a participação de todos os professores das demais áreas”, explica o diretor. O projeto, que associa leitura, interpretação e produção de textos com as artes e a cultura, culmina com uma semana de apresentações de música, teatro, dança e poesia.
 
É um orgulho muito grande para todos nós da comunidade escolar. O interessante é que os estudantes perceberam que a leitura não pertence a uma única disciplina e, sim, de um requisito essencial para todo o seu desenvolvimento e aprendizagem”, afirmou a professora Edna Adriana Costa Matos Lima, uma das coordenadoras do projeto.
 
Os estudantes também estão empolgados. “Antes, eu lia meio que por obrigação. Hoje, digo que gosto de ler e leio bastante, com prazer. Esse projeto é bem estimulante porque a gente sai da rotina da sala de aula e aprende de uma outra forma, mais divertida e inspiradora”, declarou o estudante Hérmeson Oliveira, 13 anos, aluno da 7ª série.
FONTE: Aratu Online

Veja algumas fotos:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário