quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cérebro virtual

O Google lançou um software inovador baseado no trabalho dos neurônios em reconhecer imagens. Através desta tecnologia, é possível fazer com que um computador reconheça, por exemplo, gatos e rostos humanos, através da experiência de aprendizado em vídeos do Youtube.
 O software de rede neural proposto pelo Google é capaz de identificar esta imagem como sendo a face de um gato
As redes neurais já são usadas há décadas, em áreas cujos softwares dependem de um tipo de aprendizado -  como é o caso dos jogos de xadrez ou dos softwares de reconhecimento facial. Os engenheiros do Google avançaram um pouco mais neste cenário e, através de sofisticação computacional, conseguiram tornar as redes neurais mais robustas e independentes da assistência de humanos para aprimorar o aprendizado.

As conexões neurais conseguem decidir por si mesmas quais propriedades dos dados devem receber mais atenção, ou ainda quais padrões importam na construção da imagem – sem a intervenção de seres humanos apontando as áreas de interesse para identificação dos objetos. Além da utilização em reconhecimento de imagens, agora o Google está usando este mesmo software para os serviços de reconhecimento de voz. Isso vai ajudar a fazer buscas mais precisas a partir do uso de voz – ao invés de digitar as palavras, é possível fazer buscas através da fala.

As redes neurais irão aprender com os próprios erros (assim como fazem os cérebros humanos), o que tornará a experiência dos usuários perfeita. Em princípio, esta tecnologia será disponibilizada apenas em inglês americano, mas há projetos de expansão para mais línguas, inclusive português.
FONTE: Clickideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário