quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tudo o que você não precisa mais saber sobre tecnologia

Estar sempre atualizado com a tecnologia pode ser uma fonte de angústia: há sempre novos sistemas operacionais, serviços online, celulares, aplicativos, recursos no Facebook... Muitas dessas informações, no entanto, têm prazo de validade e podem ser esquecidas assim que determinadas tecnologias são encostadas. É o caso dos itens que você confere a seguir: veja tudo aquilo que você não precisa mais saber sobre tecnologia.

Disquetes: Em fevereiro de 2001, você precisava saber como usar disquetes. Uma dúvida frequente era como desabilitar o acionamento do drive A: quando ligava o micro. Os disquetes perderam espaço com o surgimento dos CDs, pendrives e, mais recentemente, a nuvem.

Pentium III: Em maio de 2001você precisava saber qual o melhor Pentium III para seu PC. A dúvida era: qual a melhor velocidade desse chip (foto abaixo) de alto desempenho? -- para a época, claro. A primeira versão do Pentium III, lançada em 1999 pela Intel, tinha 450 MHz ou 500 MHz (hoje, os processadores Core Duo chegam a 2.93 GHz).


ICQ: Em março de 2002, você precisava saber (de cor) qual seu número do ICQ. O comunicador instantâneo estava em alta e até se intrometia na assinatura do e-mail do usuário.
Handheld: Em outubro de 2003,você precisava saber como comprar um handheld (também chamados de micro de mão). Na época, essas agendas turbinadas chegavam a custar R$ 4.000 no Brasil - por esse valor, hoje, dá para comprar um MacBook Pro. Abaixo, um dos modelos apresentado.


 


Impressora para fotos: Em agosto de 2004, você precisava saber como comprar uma impressora para fotos. Era o momento de popularização das câmeras digitais e nada melhor do que imprimir suas próprias fotos em casa, não é? Não. Além de esse recurso ser incorporado pelas multifuncionais, os usuários de tecnologia não se mostraram empolgados em gastar com impressora, papel e tinta para ver as fotos das férias. Essas imagens acabaram indo parar nos álbuns das redes sociais.

Sites temáticos: No começo da década passada, você precisava de uma lista com sites temáticos para navegar na internet. Mas isso foi antes de o Google dominar o mundo (digital), quando os buscadores ainda não eram ferramenta essencial para o uso da internet. A lista com dicas de sites era publicada semanalmente no caderno ''Informática'', da ''Folha de S.Paulo'', com 110 opções.

Celular com MP3: Em outubro de 2006, você precisava saber como comprar um celular com MP3. Hoje, esse recurso virou um item básico, tão presente nos celulares quanto as câmeras digitais.
HD-DVD ou Blu-Ray: Em março de 2007, você precisava saber se investiria no HD-DVD ou Blu-Ray. À época, as diferenças entre esses dois padrões de DVD, prometiam alta definição e mais capacidade de armazenamento. No fim, o Blu-Ray venceu a guerra e o HD-DVD (representado pela Toshiba) desapareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário