quarta-feira, 4 de julho de 2012

Consumo de Energia


Saber quanta energia você consome em um dia pode mudar seu estilo de vida?
Os criadores do Leafully, Nathan Jhaveri e Tim Edgar, e o Departamento de Energia dos Estados Unidos acreditam que sim. A empresa start-up de Seattle venceu um concurso federal de aplicativos ligados à questão energética, o Apps For Energy.
O aplicativo monitora o uso da energia doméstica acessando informações da concessionária de fornecimento de energia do usuário. A página mostra uma estimativa da pegada de carbono da pessoa (indicada pelo número de árvores necessárias para zerar suas emissões), a origem do consumo e o que pode ser feito para reduzi-lo. As de emissões de carbono dos veículos, segundo a média nacional, também estão incluídas na pegada, mas podem ser modificadas de acordo com o uso específico do usuário.
Uma tabela interessante mostra a quantidade de “energia de stand-by” de uma residência, ou seja, a energia consumida por equipamentos elétricos quando estão ligados à tomada, mas não estão sendo utilizados. Por exemplo, uma impressora ligada à tomada consome energia mesmo quando não está imprimindo.
O objetivo é incentivar as pessoas a mudar seus hábitos de consumo ou comprar eletrodomésticos com maior eficiência energética, cujos custos iniciais são maiores, mas compensam em alguns anos.

Seria ótimo termos um aplicativo deste disponível também para nós aqui no Brasil. Quem sabe um dia, não é mesmo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário