segunda-feira, 7 de novembro de 2011

I Seminário UCA Bahia

Aconteceu  nos dias 03 e 04 de novembro de 2011, no auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, o I Seminário UCA Bahia (Um Computador por Aluno – UCA).
O encontro teve como objetivos avaliar as ações do programa durante o ano de 2011, além de socializar experiências nas escolas baianas, e de outros  estados, e delinear estratégias de ação para 2012.
O evento contou com a participação do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da UFBA, além do professor Nelson Pretto, que atuou como mediador da roda de bate-papo, onde foram relatadas experiências e trabalhos desenvolvidos por grupos de alunos e professores. Além disso, houve apresentações culturais de grupos de várias escolas.
"Apontar as dificuldades é importante, além de fazer uma avaliação sobre o que é pensado quanto à questão da tecnologia na escola, mirando-se em projetos anteriores", disse o professor Nelson. Segundo ele, o objetivo do encontro é debater as dificuldades e os problemas vividos com o projeto UCA e, principalmente, apontar pistas e soluções a serem enviadas para quem tem o poder de resolver.
Este programa se insere na fase II do Projeto UCA, que consiste em projetos-piloto desencadeados a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, de 150 mil equipamentos portáteis, denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbanas e rurais do país.
A Bahia foi contemplada, nesta segunda fase do programa, com a escolha de 10 escolas distribuídas entre a capital e o interior. Dentre elas, cinco são de cunho estadual. A formação está sendo promovida pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com apoio do IAT/SEC, que tem, por  finalidade, mobilizar a adequação da estrutura física das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário