Este foi o título da reportagem do jornal A Tarde de hoje (10/08/2011).
De acordo com a reportagem, apesar de 81% das escolas públicas brasileiras possuírem laboratório de informática, 51% dos alunos não costumam conectar-se à rede no local de estudo. Problemas de infraestrutura, como laboratórios deficientes e conexões lentas, são considerados o maior empecilho dos estudantes. Este levantamento foi realizado em 497 escolas públicas.
O uso de computadores em sala de aula por parte dos alunos também é precário. Atividades em que os estudantes assumem papel de agente no processo de aprendizagem, como debates e jogos educativos significativamente menor do que aquelas focadas no professor.
Além disso, aulas expositivas, interpretação de textos, exercícios práticos e de fixação do conteúdo, muito comum nas escolas, também apresentam baixo uso do computador e da internet, o percentual de alunos que disseram fazer estas atividades com frequência gira em torno de 30% para cada uma das atividades listadas.
Os professores reconheceram que a principal limitação está ligada ao sue nível de conhecimento sobre as possibilidades de uso das tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário