sexta-feira, 22 de março de 2013

XV Encontro Baiano de Educação Matemática - XV EBEM

Estão abertas as inscrições para o XV Encontro Baiano de Educação Matemática (XV EBEM), que realizar-se-á na Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus X), na cidade de Teixeira de Freitas - Ba, no período de 03 a 05 de julho de 2013.
Com o tema Educação Matemática na Formação do Professor: um novo olhar, este evento visa fomentar um espaço de estudo, pesquisa, reflexões e socialização do conhecimento construído em Educação Matemática por meio das experiências e pesquisas dos professores, alunos e comunidade científica, especialmente, no que se refere ao tema proposto.

DATAS

Inscrição: de 04/02 a 04/07
Submissão de trabalhos: de 04/02 a 31/03
Avaliação dos trabalhos pela comissão científica: 01/04 a 25/04
Divulgação dos resultados: Até 26/04
Revisão dos trabalhos pelos autores e pela comissão científica: Até 11/05
Divulgação dos resultados dos trabalhos revisados aprovados: Até 25/05
Inscrição nos minicursos: on-line, de 10/06 a 20/06; presencial na UNEB, nas vagas remanescentes, nos dias 03 e 04 de julho de 2013.

P Ú B L I C O   A L V O

* Alunos de graduação de cursos de Matemática (licenciatura e bacharelado), Pedagogia, entre outros;
* Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado);
* Docentes da Educação Básica; Docentes do Ensino Superior e Docentes de Pós-graduação;
* Outros interessados.

Para saber mais, acesse a página xvebem.galoa.com.br/node/15
 
 


quarta-feira, 20 de março de 2013

Ciência na Escola: Videoconferência

Durante o evento, a coordenação do programa vai apresentar a proposta de formação para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. O PCE tem como foco principal a elevação das competências científicas de professores e estudantes da rede estadual da educação. Para tanto, mobiliza ações voltadas para a conquista da autonomia dos atores envolvidos no movimento em prol das Ciências em busca do protagonismo juvenil.

O Instituto Anísio Teixeira – IAT, através do Programa Ciência na Escola – PCE, convida toda comunidade a participar da videoconferência “A importância das Feiras de Ciências para a Iniciação Científica do Estudante” para abertura de suas atividades.

O evento contará com a participação do Secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, do Presidente da Academia de Ciências da Bahia, Roberto Santos, e da Professora da USP Doutora Roseli Lopes, coordenadora da FEBRACE, que mediará os trabalhos. Além deles, estudantes da Escola Estadual Carneiro Ribeiro, do município de Vera Cruz, vão relatar experiências vividas com o projeto

O programa Ciência na Escola engloba as disciplinas de Geografia, Química, Física e Biologia, tendo como foco a formação de professores.

Informações Aqui.

Simpósio Baiano de Inovação em EAD


O Instituto Anísio Teixeira - IAT, através da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional – DIRED, e em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, promoverá nos dias 02 e 03 de abril do corrente ano o Simpósio Baiano de Inovação em EaD.
O evento pretende reunir os profissionais de EaD das Instituições de Ensino públicas e privadas de todo o Estado, objetivando promover a reflexão e a socialização de políticas e práticas inovadoras para a Educação mediada por tecnologias.
Sediado no Instituto Anísio Teixeira, o Simpósio deve contar com a participação de expoentes da EaD no Brasil. Acreditamos que, por conta das discussões a serem empreendidas no Simpósio, o evento contribuirá, ainda, como um incentivo para a produção e submissão de trabalhos acadêmico-científicos para o 19° Congresso Internacional da ABED que este ano será sediado em Salvador.
Informe-se Aqui.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Capacitação do novo e-Proinfo


Nesta última sexta-feira, 16/03/2013, aconteceu no NTE-06 de Jequié uma Oficina, ministrada pelas professoras Marinalva e Jeruza, para repassar aos demais colegas a ambientação do novo ambiente e-Proinfo. Confira as fotos abaixo:





quarta-feira, 13 de março de 2013

NTE 06 participa da Jornada pedagógica do CPM

A Jornada Pedagógica do Colégio da Polícia Militar (CPM) aconteceu no período de 04 a 07/02/2013, cujo tema foi “Análise e execução das atividades pedagógicas”.
 
O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE 06 participou no dia 07/02, das 8:00 às 10:00hs com as professoras Eliana Ribeiro de Novais e Marinalva Pereira Santos que proferiram a Palestra “Mídias e Tecnologias Educacionais”. Essa atividade contou com as presenças da direção e professores do CPM, como também da coordenadora do NTE 06, prof.ª Rousimar Meireles.
 
Na oportunidade, foi discutido a formação do professor para século XXI , o novo paradigma Educacional e o uso das TIC e os conteúdos digitais educacionais produzidos pelo MEC e a SEC, com ênfase  nos sites  do portal da Educação e o ambiente educacional web.
 
Confira alguns momentos do encontro:



 

Escolas públicas apostam na tecnologia dentro das salas de aula


A reportagem divulgada no programa Fantástico, 03/03/2013, da Rede Globo de Televisão, mostra algumas escolas públicas e particulares que trouxeram métodos modernos e aparelhos tecnológicos para dentro das salas de aula. Dentre estas tecnologias, destaca-se os tablets.

Em uma escola particular de São Paulo, cada aluno tem um tablet. Mas todos acompanham juntos as projeções feitas pelos professores. É como se as velhas apostilas ganhassem uma versão virtual.

O governo federal está investino na inclusão digital dos professores da rede pública. No ano passado, o Ministério da Educação repassou R$ 180 milhões aos estados para a compra de 600 mil tablets, que vão ser entregues a esses profissionais. Agora, aos poucos, os estados estão vendo o que fazer com a verba.

Aqui na Bahia, em breve os professores receberão os tablets e serão orientados para sua utilização por meio da parceria entre o IAT - Instituto Anísio Teixeira e os 16 NTEs distribuidos por todo o estado.

Para ver a reportagem completa, clique aqui.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher

Uma pequena mensagem para todas nós, GRANDES MULHERES....

segunda-feira, 4 de março de 2013

Retorno as atividades

Após um mês de retorno as atividades, estamos voltando as postagens em nosso blog.
Este post inicial é para dar as boas-vindas a todos os profissionais da educação e dizermos que estamos sempre disponíveis a colaborar com todos no que tange ao uso das tecnologias na sala de aula.

Que em 2013 tenhamos muitos sorrisos sinceros, gargalhadas, carinho, trabalhos apaixonados, sonhos antigos realizados e novos sonhos realizáveis.
  E, principalmente, que cada um de nós acredite na beleza de nossos sonhos e que nunca abra mão deles (Rafael Parente).

Um abraço carinhoso da equipe do NTE-06 de Jequié.