sexta-feira, 28 de setembro de 2012

II Feira de Ciências da Bahia

O Instituto Anísio Teixeira - IAT convida todos os professores e estudantes das escolas da rede estadual da Bahia para submeterem projetos na II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática, a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012, em Salvador - BA.
Prêmios:

1. Participação dos 150 melhores projetos na II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática em Salvador, com todas as despesas pagas.
2. 16 bolsas de Iniciação Científica Jr, durante o ano de 2013.
3. 38 tablets.
4. Participação, representando a Bahia, com todas as despesas pagas, nos seguintes eventos:
* Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013 em São Paulo/SP.
* Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência - SPBC 2013 em Recife/PE
* Reunião Regional da SBPC 2013 em Vitória da Conquista/BA.
* Feira Ciência Jovem - 2013 em Olinda/PE.
* Mostra de Criatividade em Ciências, Artes e Tecnologia - MOSTRATEC 2013 em Novo Hamburgo/RS.
* Feira Nacional de Matemática 2013 em Brusque/SC.
 
ERRATA da Chamada pública nº 02/2012: critérios de submissão e avaliação de trabalhos para participação na II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática.
É importante que se faça uma leitura minuciosa dos seguintes documentos:

ERRATA - Chamada pública nº 02 - 2012 IIª Feira de Ciências da Bahia;
Formulário de submissão de projetos - Feira de Ciências - ANEXO 1
Plano de pesquisa - Feira de Ciências da Bahia - ANEXO 2
Orientações do Relatório - Feira de Ciências da Bahia - ANEXO 3

As submissões dos projetos podem ser feitas até 19 de outubro de 2012.

Curso Linux Educacional


Estão abertas as inscrições para o curso Introdução a Educação Digital (LINUX), onde serão abordados os recursos básicos do Sistema Operacional Linux, bem como suas ferramentas de produtividade.

Carga Horária: 40h (32h presenciais e 8h a distância) 
Período de Realização:
16/10/2012 a 04/12/2012
Inscrições: 24/09/2012 a 05/10/2012

Serão oito encontros presenciais de 4 horas, realizados durante oito terças-feiras no turno vespertino.

As inscrições estão sendo feitas no Portal do Educador Baiano.
Clique aqui e faça a sua inscrição.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Filme "Educação Proibida"

O filme La Educación Prohibida é um documentário, produzido por diversos países latino-americanos, questionando a forma como sistemas tradicionais de ensino  estão organizados e como alunos e professores se vêem nele. 
O filme tem a duração de 2h 25m. É imperdível e recomendável a educadores e pais. 
Distribuído em licença em Creative Commons 3.0, permite a reprodução total ou parcial, cópia, modificação, tradução, redistribuição e exibição pública para fins não lucrativos.
Para ir direto ao vídeo, no YouTube, é só clicar em cima dele, aí abaixo. Você pode acompanhar e fazer comentários sobre o filme, nas redes sociais e no site.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Hackers contra o terrorismo


Hackers são pessoas que se dedicam a conhecer profundamente e modificar aspectos internos de programas, redes e dispositivos de computador. Com isso, desenvolvem um talento fora do comum, capaz de alcançar soluções e efeitos que ultrapassam os limites do funcionamento regular dos sistemas planejados por seus criadores. Poderia ser até uma profissão, caso grande parte dos hackers não usasse seus conhecimentos para invadir redes, programas e sistemas alheios, até mesmo do governo - o que, legalmente, se configura como crime.
As habilidades citadas acima são muito úteis quando usadas com algum direcionamento positivo. É o que, parece, o governo norte-americano tem intenção de fazer. Recentemente, o conselheiro do presidente dos EUA, John Arquilla, disse a um jornal inglês que o Departamento de Defesa do país pretende contratar cem hackers, especialmente russos, para aplicar o que sabem, combatendo o terrorismo e projetando sistemas de segurança para agências governamentais.
O conselheiro diz que os Estados Unidos não estão indo bem na “corrida cibernética global” porque, ao invés de investir em estratégias mais econômicas e eficientes, como a utilização de especialistas (hackers, por exemplo), "preferem gastar bilhões de dólares em armamentos pesados de guerra, como tanques, aviões e porta-aviões inúteis", em suas palavras.
Por parte dos hackers, a iniciativa parece ser interessante. Um russo conhecido como Zeus disse que trabalharia com os norte-americanos se recebesse um salário justo, boas condições de vida e não fosse obrigado a exercer ações contra seu próprio país. Outro disse que cooperar com os EUA pode ser um grande risco, mas também pode ser bastante estável e lucrativo.
Na verdade, essa ideia pode se mostrar bem inteligente e mais eficaz do que os atuais meios de combater a “ciberguerra”, condenando e prendendo os hackers que são descobertos – o que não é tão fácil assim. De acordo com Arquilla, “o controle político e militar será muito mais eficiente quando os principais hackers trabalharem para nós. Eles estão sendo processados e colocados na cadeia; é ao mesmo tempo ridículo e preocupante”, diz. Ao invés de processá-los por um conhecimento que possuem, a ideia é incentivar e usar tal recurso ao favor do governo.
FONTE: Click News