terça-feira, 10 de abril de 2012

Segunda videoconferência do curso Tecnologia e Mídias Educacionais da Secretaria de Educação

Aconteceu ontem, 09/04/2012, a segunda videoconferência do curso Tecnologia e Mídias Educacionais da Secretaria de Educação, oferecido aos multiplicadores dos NTEs e profissionais do IAT. Teve como tema a TV Anísio Teixeira, onde foi mostrado os recursos disponibilizados por esta TV: Almanaque Viramundo, Máquina de Democracia, Dois Dedos de Prosa, Muito prazer!, Ginga - Corpo e Cultura, EmCenAção, Identidades, Campanhas Educativas, Poesia de Cada Dia, Meu Avô, o Circo, Etnomatemática, Questão de Língua e Programação da TV Anísio Teixeira, cada um com suas especificidades e particularidades.
A TV Anísio Teixeira é uma iniciativa do Instituto Anísio Teixeira – IAT desenvolvida com o objetivo de produzir material audiovisual para a comunidade escolar da rede educacional de ensino da Bahia. Tendo como referência a TV Escola/MEC e a TV Paulo Freire/Secretaria de Educação do Paraná, os diferentes temas abordados nas produções buscam contribuir com a formação de professores e com os processos de ensino-aprendizagem. Na equipe, contamos com educadores selecionados da Rede Estadual de Ensino de diversas disciplinas.
Vale a pena conhecer as produções da TV Anísio Teixeira.
Clique aqui para conferir

Inscrições abertas para professores formadores do GESTAR

Estão abertas as inscrições para professores da rede pública estadual que desejam atuar como formadores de língua portuguesa e matemática do Programa Gestão da Aprendizagem escolar – GESTAR II, nas 32 DIREC.
Para participar, o professor deverá:
  • ser ocupante de cargo efetivo do quadro do Magistério Público do Estado da Bahia;
  • ter uma carga horária de 40 horas semanais;
  • possuir formação em letras ou matemática;
  • ter conhecimentos básicos de informática, sobre o programa;
  • apresentar disponibilidade para realizar viagens periódicas, visitas às escolas, participar de reuniões, eventos e de demais programações extraordinárias.
A coordenação fará a análise do currículo observando a formação acadêmica e a profissional, avaliando a titulação e a experiência profissional favorável ao perfil para atuar no programa, seguindo-se à chamada do selecionado para ingressar no processo de seleção simplificada.

As datas das outras etapas da seleção (entrevista e prova didática) serão divulgadas, no portal do educador baiano, posteriormente. Os candidatos selecionados, após prévio treinamento, serão os professores formadores do Projeto-ação Um GESTAR em cada ESCOLA nas áreas de língua portuguesa e de matemática, baseando-se nos instrumentos didáticos do programa e com foco no Ensino Fundamental II.

Para participar desta seleção, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e enviá-la assinada e escaneada para o e-mail selecaogestarbahia@gmail.com.


Mestrado para professor de matemática

Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem previsão de 1.575 vagas.

Os professores precisarão fazer uma prova e os selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1.200. Atualmente 2.500 professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam do programa 59 instituições de ensino superior nas cinco regiões, num total de 74 polos presenciais.

O mestrado tem duração de dois anos e a tese final obrigatória é uma monografia sobre experiência de matemática do ensino básico que tenha impacto na prática didática em sala de aula. “É um mestrado para fortalecer o ensino da matemática na educação básica. Não dá para termos no Brasil alunos analfabetos em números”, diz Hilário Alencar, presidente da SBM. Em fevereiro de 2013, concluirão o mestrado cerca de mil professores inscritos em 2011, na primeira chamada do programa.

Em contrapartida ao investimento do governo federal, os professores bolsistas devem atuar na escola pública nos cinco anos seguintes após a conclusão do mestrado. A prioridade do Profmat é para professores de escolas públicas, mas 20% das vagas poderão ser preenchidas por docentes da rede privada.

Professores interessados em participar da chamada de propostas de material didático para o Profmat podem se informar na página do programa na internet