Durante esta semana (de 25 a 29 de abril) o programa Salto para o Futuro/TV Escola (MEC) exibirá a série inédita “Cibercultura: o que muda na educação”, sob a consultoria de Edméa Santos (PROPED-UERJ).
A série visa analisar as mudanças que ocorrem e/ou poderão ocorrer nas práticas curriculares em conexão com a cibercultura. Ao longo dos programas, serão discutidas as práticas de Educação a Distância mediadas por tecnologias digitais em rede e pela produção cultural gerada por estas interfaces no ciberespaço e nas cidades.
São três eixos os temáticos propostos para a série:
1. EAD - antes e depois da cibercultura;
2. A pesquisa e a cibercultura como fundamentos para a docência online;
3. O currículo multirreferencial: outros espaços-tempos para a educação online.
Vejam a sequência de programas:
PGM 1: EAD: antes e depois da cibercultura;
PGM 2: A docência online;
PGM 3: Currículo multirreferencial;
PGM 4: Outros olhares sobre cibercultura e educação;
PGM 5: Cibercultura e educação em debate.
O programa é exibido às 19h pela TV Escola, via antena parabólica e internet (http://tvescola.mec.gov.br/aovivo.html), e reprisado às 8h e às 14h. Além disso, a TV Escola é transmitida via SKY (112), Telefônica TV (694) e Embratel (123). Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora às 5h50min.
A Publicação Eletrônica n. 3/2011, referente à série, encontra-se disponível em nosso site (http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/boletins.asp) para download.