sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pegada Ecológica QUIZ!

Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Há muitas coisas que você pode fazer no seu dia-a-dia, basta ter disposição e prestar atenção no caminho. O planeta e a vida agradecem!
Que tal você responder apenas 15 questões para verificar alguns dos hábitos que compõem o seu estilo de vida? A partir deles, pode-se estimar a quantidade de recursos naturais necessários para sustentar suas atividades diárias.
Responda ao questionário (clicando na figura acima) e conheça o tamanho estimado de sua Pegada Ecológica! Você poderá ter uma surpresa.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Plataforma Freire

Professor, se você ainda não é formado em curso de licenciatura ou dá aula de uma matéria diferente de sua área de formação, inscreva-se para uma vaga no Plano Nacional de Formação do Professor da Rede Pública. Esse plano é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. Para tanto, o MEC criou a Plataforma Freire, local onde os professores poderão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos.
Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, a Plataforma Freire também é informativa. Os docentes vão encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de cursos para o período 2009 a 2011.
Para aproveitar todas as informações disponíveis na Plataforma Freire, veja o passo a passo Clicando aqui.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tecnologia aplicada em publicidades

Mais uma reportagem "Tecnológica"
Um vídeo feito para uma campanha publicitária vem agitando os internautas do mundo inteiro, onde o grau de perfeição fascina os espectadores. As cenas, que seriam impossíveis no mundo real, são criadas com a ajuda de computadores e programas de ponta.
Esse comercial da água mineral Evian, sugerindo o efeito da água nas pessoas, foi uma super produção onde 96 bebês de verdade emprestaram seus lindos rostinhos para essas criaturas virtuais, surgindo assim os "bebês patinadores".
Veja, abaixo, a reportagem que foi ao ar hoje no Jornal Hoje.


segunda-feira, 20 de julho de 2009

II Sisol - Simpósio de Software Livre

A programação para o II Sisol - Simpósio de Software Livre já foi liberada. A temática este ano será a Educação e o poder transformador do Software Livre. A comissão organizadora espera que as discussões iniciadas no Sisol possam ultrapassar as barreiras da Universidade e tornem-se ações concretas pra mundança da nossa visão como desenvolvedores e principalmente usuários.
O NTE 06 estará oferecendo duas oficinas: "Moodle: Ambiente colaborativo de aprendizado" e "Linux Educacional e BrOffice".
Lembrem-se de que o encontro será de 17 a 19 de agosto. Confiram a programação e não deixem de participar.

Um tributo a AMIZADE

No dia 20 de Julho é comemorado o Dia do Amigo e como dizia o talentoso William Shakespeare:
"Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

A todos vocês um "Feliz dia do AMIGO"

Delicious

Que tal organizar seus links favoritos na Internet e compartilhar com outras pessoas? Social bookmarks é um tipo de ferramenta gratuita da Web 2.0 que permite fazer isso. Um dos serviços de bookmarks mais conhecido é o Delicious.
Delicious é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar. É um serviço on line por meio do qual você pode adicionar e pesquisar bookmarks (sites selecionados) sobre qualquer assunto. Funciona como rede social porque você pode assinar as páginas Delicious de seus amigos, e compartilhar com eles seus sites preferidos.
Veja o tutorial abaixo disponível no EducaRede.
Clique em "full" para ver em tamanho maior

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Aplicações de novas tecnologias na educação

Ontem a noite, dia 16 de julho, foi realizada a 2ª VIDEOCONFERÊNCIA de NOVAS TECNOLOGIAS na EDUCAÇÃO, nas instalações da Universidade Gama Filho, onde o vídeo gravado abaixo mostra a palestra ministrada pelos professores Carlos Valente e Almir Vicentini.
Devido ao grande número de pessoas conectadas (mais de 300 inscritos online !!), o início da palestra teve um pequeno congestionamento na rede, mas logo depois, o problema foi solucionado.
"Aplicação do Blog na Educação" foi ponto de partida da discussão.
Vale a pena conferir essa videoconferência.

Twitter

Quer saber o que é o twitter? Então veja o material abaixo produzido por Sônia Bertocchi.

Game da reforma ortográfica

O Game é fruto de uma parceria entre o Complexo Educacional FMU e o LivroClip. O jogo é baseado no livro Guia da Reforma Ortográfica idealizado pela FMU e pelo Museu da Língua Portuguesa. Todo o conteúdo teve a chancela do professor Ataliba T. de Castilho, especialista em Língua Portuguesa

Este é um excelente recurso para trabalhar com alunos de todos os níveis.

Caso você queira baixar este jogo no seu computador, o site disponibiliza uma versão para download, basta você acessar http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=183

Redes Sociais

O futuro chegou e se chama internet. Blogues e sites de relacionamento se multiplicam. Hoje, 50 milhões de brasileiros estão online e quanto ao acesso às redes sociais, só perdemos para o Canadá.
Esta foi a reportagem divulgada pela Rede Globo de televisão nesta última quarta-feira (15/07) no jornal Bom dia Brasil.

domingo, 12 de julho de 2009

Web 2.0 em versos

Minha folha para escrever
Não vem mais das árvores.
Meus textos agora são em pixels:
Um único ponto desses quase não dá pra ver.

São eles que formam estas palavras pra você ler.
Não uso mais o grafite do velho lápis 2.0
Hoje, 2.0, é a web onde todos podem
Apreciar o Blog onde estou a escrever.

Para virar as páginas, não gasto mais saliva.
Vivemos numa era digital, onde tudo se realiza.
Estamos quase todos plugados e não mais na esquiva.
E, portanto, não há com certeza outra alternativa.

Minhas fotos circulam pelo mundo
E meus versos invadem desktops.
Minha voz agora é em MP3,
E careço apenas de alguns “stops”.

Por Ednardo Max

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Simpósio de Software Livre

De 17 a 19 de agosto deste ano ocorrerá na UESB, campus de Jequié, O II SISOL - Simpósio de Software Livre, cujo objetivo é apresentar as ferramentas disponíveis na internet que não representem ônus e que possam ser baixadas, customizadas e distribuídas livremente. Esse é o espírito do Software Livre: “garantir a liberdade total ao usuário, promovendo o desenvolvimento colaborativo e participativo”.
Esse evento é uma iniciativa dos estudantes do curso de Sistemas de Informação da UESB campus de Jequié, e uma ação do Projeto Informática e Cidadania, com a intenção de aproximar toda a comunidade, acadêmica e civil, para debater sobre as diversas formas livres de produção do conhecimento.
Diante desta realidade, nós do NTE 06 não poderíamos ficar à margem de tal acontecimento, uma vez que atuamos como disseminadores do uso das tecnologias da informação e comunicação nas unidades escolares de Jequié e cidades circunvizinhas.
Estaremos divulgando aqui no blog a nossa participação, assim que a mesma for confirmada.
Para maiores informações, acessem o endereço

Vale a pena participar desse evento...
Fiquem de olho nas notícias.

Conferência Municipal de Educação

Em 2010 acontecerá em Brasília a Conferência Nacional de Educação (CONAE), onde se discutirá a construção do Sistema Nacional de Educação.
Este evento, promovido pelo MEC, reunirá desde os setores públicos e privados da educação infantil até a pós-graduação, para um amplo debate. Sendo assim, Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Constitui conteúdo desta Conferência a Educação Básica, a Educação Profissional e a Educação Superior, cuja discussão temática envolverá todas as etapas e modalidades de ensino.
A CONAE será precedida de Conferências Municipais, a serem realizadas até o dia 30 de julho e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para acontecerem até o dia 30 de novembro de 2009.
A Conferência Municipal de Educação de Jequié ocorrerá nos dias 27 e 28 de julho, cujo tema é: O Direito de Aprender na Cidade Educadora. A organização do evento deu-se através da formação de 13 comissões temáticas, dentre as quais temos a Comissão Temática “Tecnologias Educacionais e Educação à Distância”, a qual conta com a participação de três representantes do NTE 06 de Jequié: Adilson, Eliana e Kátia.
Para maiores informações acessem o blog criado pela Secretaria Municipal de Educação de Jequié, clicando aqui.