Em vez de ficar com montanhas de papel, os juízes vão poder consultar os arquivos em vídeo e fazer audiências usando os computadores. As novas ferramentas são uma esperança de agilizar os processos e diminuir a lentidão do Judiciário.
Câmeras de vídeo, microfones e computadores: são os equipamentos utilizados em uma audiência na Justiça. Em São José do Rio Preto, a novidade já faz parte da rotina da Justiça Federal. Os depoimentos não demoraram nem 20 minutos, mas se fossem pela forma tradicional: “Pelos menos uns 60 minutos, o triplo”, afirma um funcionário do fórum.
O juiz não precisa mais ditar o resumo do que as testemunhas dizem. Agora, de acordo com a técnica do Judiciário Cristiane Previdente, a escrevente tem outro trabalho: “Só monitorar os equipamentos, ver se está tudo funcionando direitinho, se está sendo gravado, se o som está bom, e se a câmera que está sendo utilizada é a correta, só isso”.
Esta foi uma reportagem exibida pelo Jornal Bom Dia Brasil no dia 25 deste mês. Caso queiram ler a reportagem e assistir ao vídeo é só clicar aqui.